sexta-feira, 8 de julho de 2011

Portfolio ou Portefolio resulta da junção de duas palavras: Porte+Fólio e Porte = Acto de trazer consigo:

Fólio = folha e portfolio = Invólucro de cartão, de couro, etc onde se colocam papéis, desenhos entre outros; com capa encadernada com uma série de bolsinhas transparentes para apresentar fotos ou documentos. In Nova Enciclopédia Larousse. Vol.18, p.5626.

Portfolio digital é um recurso multimédia onde podemos colocar os documentos em Word, fotos , PowerPoint, PDF, multimédia, blogs, onde pudemos fazer uma reflexão pessoal sobre o nosso desempenho.

Ao olharmos par o portfolio, podemos verificar a nossa capacidade de recolha, organização, interpretação e reflexão, relativamente sobre as vários informações que tivemos acesso ou outras que criamos, e pode ser realizado, em relação a actividade profissional ou pessoal, facilitando as nossas aprendizagens formais e informais ao longo da vida.

Portfólio na Educação é um instrumento que pode ser utilizado pelos alunos e professores; pode ser utilizado para identificar a qualidade do ensino e na elaboração dos trabalhos dos alunos.

Alarcão e Tavares definem portfolio como sendo "um conjunto coerente de documentação reflectidamente seleccionada, significativamente comentada e sistematicamente organizada e contextualizada no tempo, reveladora do percurso profissional". Identificam oito características que são: coerência, pessoalidade, significado, reflexão experiencial, documentação, selectividade, continuidade, contextualização no tempo e nas circunstâncias. O portfolio é "uma construção pessoal do seu autor, que selecciona os seus trabalhos, os organiza, os explica e lhes dá coerência" e tem por finalidade:"dar-se a conhecer, revelar-se, aspirando a um reconhecimento do mérito". São considerados peças únicas por serem originais. Actualmente são utilizados em várias profissões. É muito conhecido na creditação de competências na formação de adultos e por vezes na formação de professores.

Segundo Trindade (2007:143) o portfolio é onde se faz os "registos escritos pelo punho dos formandos e onde os mesmos vão registando, de uma maneira sistemática e contínua... as experiências, os acontecimentos, as reflexões, os episódios que a sua actividade profissional os faz viver." Mas que por ser um docomento delicado, pode apresentar contradições que se deve ter em atenção. Como instrumento de registo do desenvolvimento profissional, deverá ter em "o pior da produção do professor" para poder identificar os pontos fracos e que deve melhorar, mas enquanto instrumento de auto-avaliação, é de grande importância que esteja o "melhor da produção do professor".Não deve ser um instrumento de avaliação pontual, pois deve ser um registo de vida e de crescimento profissional.

Trindade refere ainda que como sendo um instrumento inovador no ensino deve ser trabalhado como conteúdo de formação, para que os estudante possam saber utilizá-lo. Diz-nos que é um " poderoso instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal" daí a importância da sua construção, para que o potfolio seja útil para quem o produz, assim como para quem o avalia. Mas como organizar um portfolio?

Segundo Pinto e Santos pode-se encontrar diferentes perspectivas em relação a quem deve seleccionar os trabalhos a colocar no portfolio. Pode ser o aluno, o professor, a escola ou em acordo entre todos. Segundo os autores o portfolio é "pertença do aluno" daí que deve ser ele a seleccionar os seus trabalhos, mas deve ser apoiado pelo professor. "O portfolio é propriedade do aluno, cabe-lhe a ele decidir o que incluir ou não no seu portfolio", cita Leal, 1997;Villalobos,2002.

Pinto e Santos afirmam que o portfolio como recurso serve dois propósitos diferentes: Primeiro, durante a sua construção serve como "contributo para a aprendizagem, desenvolvida através da auto-avaliação, do feedeback dado externamente, da reflexão sobre o que aprendeu e da identificação de pontos fortes e de pontos fracos, a necessitar de desenvolvimento"citam (Tillema, 1998). O aluno quando vai escolher o que tem de melhor , faz uma reflexão sobre as várias actividades que desenvolveu, sobre a sua aprendizagem e como deve melhor o que correu menos bem.O segundo propósito , é quando o portfolio está concluído poder ver a sua evolução durante um determinado período, normalmente um ano lectivo.

Pinto e Santos referem que o portfolio é um "meio de desenvolver no aluno a capacidade de reflectir sobre o que fez e como o fez e de lhe dar maior autonomia para tomar decisões, quer na selecção dos materiais... quer na sua organização, permitindo um papel mais interveniente na avaliação" citam (Clarke, 1996). É um instrumento que traz vantagens tanto para o aluno como para o professor, permitindo uma comunicação mais estreita entre os dois há uma proximidade maior, permite ainda ao professor esclarecer bem os seus critérios de avaliação.·


Bibliografia:

Alarcão, I. e Tavares (2007). Supervisão Pedagógica: uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Livraria Almedina.

Pinto, Jorge; Santos Leonor (2006). Modelos de Avaliação das Aprendizagens (Temas Universitários) Lisboa: universidade Aberta.

Trindade, Victor Manuel (2007). Práticas de Formação-Metódos e Técnicas de Observação, Orientação e Avaliação em Supervisão (Temas Universitários) Lisboa: universidade Aberta.

Https://ww2.ancorensis.pt/v3/becre/pdfs/PORTFOLIO-DIGITAL.pdf

http://www.pages.drexel.edu/~blf52/images/fol...

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